sábado, 28 de fevereiro de 2015

A Jornada do Anel: parte I

Em Valfenda, ficou decidido que o Anel deveria ser levado a Mordor e destruído. Frodo Bolseiro, um humilde hobbit, demonstrou coragem e voluntariou-se para essa tarefa, embora soubesse que havia pouca chance de sucesso.


O Caminho para Mordor

A única maneira de deter Sauron era destruir o Anel Governante. Isso significava jogá-lo no fogo da Montanha da Perdição em Mordor, o lugar onde ele havia sido forjado. O caminho para Mordor era um lugar perigoso para um pequeno hobbit percorrer.


A jornada secreta

Os exércitos do Inimigo eram poderosos demais para serem derrotados em batalhas. Apenas com a destruição do Anel os Povos Livres poderiam vencer. A Sociedade viajou em segredo para evitar os espiões de Sauron. O destino de toda a Terra Média estava nas mãos de Frodo e seus companheiros.








quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A Jornada do Anel: parte II

A Sociedade

Lorde Elrond enviou um grupo de companheiros com Frodo. Elrond decidiu que deveria haver nove membros na Sociedade para contrapor os nove Espectros do Anel, e que a Sociedade deveria incluir todos os Povos Livres: Homens, Elfos, Anões e Hobbits.

Legolas Verdefôlha: Um príncipe elfo do reino da Floresta das Trevas.

Gimli: Um anão guerreiro de Erebor, a Montanha Solitária.


Boromir de Gondor: Um guerreiro poderoso e líder da raça dos Homens.

Peregrin Tuk: Conhecido como Pippin, era um dos primos de Frodo do lado Tûk.

Meriadoc Brandebuque: Conhecido como Merry, era um dos primos de Frodo de Buckland.

Frodo Bolseiro: Sobrinho de Bilbo e portador do anel.

Samwise Gamgi: Jardineiro de Frodo e seu amigo leal.

Passolargo, o guardião: Capitão dos guardiões, mas era na verdade Aragorn, o herdeiro do trono de Gondor.

Gandalf, o Cinzento: Mago poderoso, conhecido como o Peregrino Cinzento.









A Batalha dos Cinco Exércitos

Depois que Bard matou Smaug, cinco exércitos chocaram-se nas sombras da Montanha Solitária. Os Povos Livres triunfaram, mas a um grande custo. Muitos morreram, inclusive Thorin Escudo de Carvalho, o rei não coroado da Montanha.

Os Povos Livres

Anões
Tamanho do exército: mais de 500, incluindo os doze companheiros de Thorin Escudo de Carvalho.
Origem: a maioria dos anões marchou das Colinas de Ferro, aproximadamente 80km ao leste da Montanha Solitária.
Armas: machados duplos, espadas.
Heróis: Thorin Escudo de Carvalho, Dáin Pé-de-Ferro.

Homens

Tamanho do exército: provavelmente menos de 500.
Origem: cidade do Lago e vilas do sul da Desolação do Dragão.
Armas: espadas, arcos, lanças.
Heróis: Bard, o Arqueiro, e Beorn.

Elfos

Tamanho do exército: cerca de 1.500.
Origem: o reino da Floresta das Trevas.
Armas: espadas, lanças e arcos élficos.
Heróis: rei Thranduil.

O Inimigo

Orcs
Tamanho do exército: 10.000 ou mais.
Origem: as Montanhas Sombrias.
Armas: espadas, adagas, lanças, flechas, dentes pontudos e afiados.
Heróis: Bolg, filho de Azog.

Wargs

Tamanho do exército: mais de 5.000.
Origem: os vales de Anduin.
Armas: garras e dentes.
Heróis: o grande lobo cinzento.

Lembrete: As águias chegaram no auge da batalha para ajudar os Povos Livres a derrotarem o Inimigo.





quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O Mundo de Tolkien: parte XV

Gollum

Gollum foi um hobbit chamado Sméagol que vivia nas margens do Grande Rio. A transformação dele de hobbit em um monstro horrível foi causada pela maldade do Anel.

Sméagol e Déagol

O Anel chegou às mãos de Sméagol quando seu amigo Déagol encontrou um objeto dourado na lama. Sméagol o queria tanto que matou seu amigo e roubou o Anel. Com o passar do tempo, a mente de Sméagol foi distorcida pelo Anel. Expulso pela família, ele fugiu para as cavernas de orcs sob as Montanhas Sombrias e escondeu-se na escuridão por séculos, transformando-se lentamente na criatura chamado Gollum.
Lembrete: Gollum vivia de peixes crus e orcs azarados pegos pelas suas garras. O Anel dava ao seu portador uma vida longa e, por isso, Gollum parecia muito velho.
O Precioso
Gollum chamava o Um Anel de "Precioso". Ele usava o poder de invisibilidade do Anel para se esconder dos orcs, mas nunca dominou sua força total, que poderia conquistar o mundo.

Charadas e o Anel

Gollum perdeu o Anel um pouco antes de Bilbo ficar preso nas cavernas dos orcs. Bilbo pegou o Anel por acaso e escapou com ele após vencer Gollum em um jogo de charadas. Durante o jogo, Gollum adivinhou que Bilbo havia encontrado o seu Precioso e jurou recuperá-lo.

Caça e caçador

Gollum deixou sua caverna para caçar o odioso "Bolseiro". Mas tarde, quando Gandalf precisou saber mais sobre o anel de Bilbo, Gollum percebeu que ele próprio estava sendo caçado. Aragorn seguiu-o das Montanhas Sombrias até os assombrados Pântanos Mortos antes de capturá-lo e revelar a história de Gollum e o Anel.





O Mundo de Tolkien: parte XIV

Isildur e o Anel

Isildur cortou o Um Anel da mão de Sauron com a lâmina quebrada da espada Narsil, derrotando o Senhor das Trevas e ganhando a Guerra da Última Aliança com um só golpe. Ele teve a chance de destruir o Anel, mas guardou-o.
Lembrete: Narsil quebrou-se quando o pai de Isildur, o rei Elendil, morreu em uma batalha com Sauron.

O pergaminho de Isildur

Antes de partir de Arnor, Isildur escreveu em um pergaminho sobre como o Anel tinha mudado depois de tê-lo capturado. O pergaminho foi deixado na biblioteca de Minas Tirith e ficou lá, sem ser lido, por 3.000 anos. Por fim, Gandalf encontrou-o e descobriu os segredos do Um Anel.


Os Campos de Lis

Em seu caminho para o norte, Isildur e seus homens foram emboscados por orcs nos Campos de Lis. Eles lutaram com bravura, matando cada um dos cinco orcs, mas estava claro que a batalha não poderia ser vencida. Os soldados de Isildur disseram para ele escapar enquanto eles segurariam os orcs. O jovem rei correu e usou o poder de invisibilidade do Anel para se esconder dos orcs.


O Anel é perdido

O Anel era traiçoeiro e, bem no pior momento, saiu do dedo de Isildur. Os orcs o viram e Isildur morreu sob um chuva de flechas. O Anel foi perdido nas águas dos Campos de Lis e ficou fora da vista de todos por muitos anos.