sábado, 25 de outubro de 2014

O Mundo de Tolkien: parte IX

Florestas da Terra Média

Há muito tempo, a Terra Média era coberta or florestas. As matas da Terceira Era eram enormes, mas com apenas vestígios de um mar de árvores que antes se espalhava por grandes extensões. Os Elfos viviam nas florestas, mas entidades más também espreitavam por lá.

A Floreta Velha 

Nos arredores do Condado ficava a Floresta Velha, onde os caminhos mudavam de lugar e as árvores sussurravam umas para as outras. Os Hobbits às vezes se aventuravam por ali durante o dia, mas nunca à noite. Nas profundezas da Floresta Velha ficava a casa de um antigo espirito da natureza chamado Tom Bombadil.

A Floresta das Trevas

A Floresta das Trevas era um lugar assustador, onde as árvores ficavam tão amontoadas que sempre era escuro sob seu galhos. Alguns elfos ainda viviam no norte da Floresta das Trevas, mas o resto da floresta era lotado de aranhas, morcegos-vampiros e monstros.

Lothlórien

A Floresta Dourada, Lothlórien, era o las de Lady Galadriel e seus Altos-elfos. Pouca pessoas visitavam a floresta, pois contavam histórias de uma feiticeira que jogava feitiços em qualquer visitante que se aventurasse por lá. Lothlórien era protegida pelo anel mágico de Galadriel.

A Floresta de Fangorn

Fangorn era a floresta mais antiga e selvagem de toda a Terra Média. Lá, entre as árvores, viviam os últimos Ents, uma raça antiga de gigantes com aparência de árvores. Os Ents eram os pastores de árvores e defensores da Floresta de Fangorn e a protegiam dos machados dos orcs de Saruman.
Lembrete: Barbárvores era o mais velho dos Ents e liderou-os no ataque a Insengard.












sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O Mundo de Tolkien: parte VIII

Os Magos

Os Magos tinham a mesma aparência dos Homens, mas eram, na verdade, espíritos enviados pelos Valar, os deuses da Terra Média. Com seus poderes mágicos, eles controlavam a maldade de Sauron. Os magos eram imortais. Quando Gandalf caiu na batalha contra o Balrog, ele renasceu como Gandalf, o branco.

Gandalf, o Cinza

Gandalf, o Cinza, era um dos cinco magos enviados à Terra Média para derrotar Sauron. Os dois magos azuis desapareceram no leste, enquanto Saruman, o Branco, e Radagast, o Castanho, acomodaram-se e ficaram atentos aos movimentos do Inimigo. Apenas Gandalf, o Cinza, vagou pelo mundo.
Lembrete: Gandalf usava seu bastão como varinha para criar mágicas poderosas.

Radagast, o Castanho

Radagast vivia em Rhosgobel, nos limites da Floresta das Trevas. Ele tinha grandes conhecimentos sobre a natureza e conseguia falar as linguagens secretas dos pássaros e das feras. Dizem até que ele conseguia se transformar em qualquer animal.

Saruman, o Branco

Saruman era o mais sábio dos magos e o líder deles. Ele sabia mais sobre os segredos de Sauron do que qualquer outra pessoa, mas isso o levou a ambições perversas. Ele deixou de querer derrotar Sauron e passou a desejar substituí-lo.












O Mundo de Tolkien: parte VII

Presentes dos Elfos

A sociedade ganhou muitos presentes dos Elfos para ajudá-la na sua jornada. Esses presentes incluíam artigos fundamentais, como alimentos, capas e cordas, como também objetos mágicos e belas armas élficas.

Andúril: Em Valfenda, Elrond presenteou Aragorn com a Andúril, uma espada forjada com os fragmentos da Narsil.

Adaga Élfica: Ferreiros élficos colocavam feitiços nas melhores lâminas para que elas brilhassem quando orcs estivessem por perto.

Arco dos Galadhrim: Galadriel deu a Legolas um arco que usava como corda um fio de cabelo elfo.

Lembas: Os Elfos faziam pães, chamados lembas, para longas jornadas. Eles eram leves para carregar, deliciosos e nutritivos.








O Mundo de Tolkien: Elfos (cont...)

O Espelho de Galadriel

Galadriel era uma rainha élfica que vivia na Floresta Dourada de Lothlórien. Ela tinha um espelho mágico; uma bacia de prata que ela enchia de água para revelar visões do futuro.
Com esta bacia, a rainha podia prever o caminho do Portador do Anel, Frodo Bolseiro.

Lembrete: Galadriel deu a Frodo um frasco cuja luz mágica tinha o poder de afastar criaturas más.





 

O Mundo de Tolkien: VI

Elfos

Os Elfos eram a raça mais antiga e sábia de todas. Eles eram imortais e viveram na Terra Média por milhares de anos. Depois, tomados pela tristeza, muitos começaram a partir, velejando para o Extremo Oeste. Na Terceira Era, restavam poucos deles.

Reinos das Florestas

Os Elfos viviam em grandes reinos nas florestas, a Floresta das Trevas e Lothlórien, escondidos do olhar de Sauron e de outros poderes do mal que os odiavam. Na Terceira Era, os maiores reinos de Elfos eram Lothlórien, Valfenda, a Floresta das Trevas e os Portos Cinzentos.

Elfos guerreiros

Os Elfos foram os primeiros a se opore m ao Inimigo e lutaram contra os Orcs durante milhares de anos. Os Elfos guerreiros eram mestres no manejo de espadas e um elfo arqueiro era capaz de derrubar um orc a 300 passos.
Lembrete: Legolas Verdefôlha era um arqueiro habilidoso e até derrotou um dos Nazgûl Alados.





O Mundo de Tolkien: parte V

O Reino de Gondor

Os guerreiros de Gondor protegiam o restante da Terra Média dos exércitos de Sauron. Da cidade murada de Minas Tirith, eles vigiavam as pontes do Grande Rio. O último rei de Gondor havia desaparecido há muito tempo antes e, desde então, uma linha de regentes governou em seu lugar.

O último regente

Denethor II foi o último regente de Gondor. Ele ousava consultar o palantir de Minas Tirith. A pedra gêmea, a Ithil, havia caído nas mãos de Sauron, mas Denethor acreditava que poderia lutar pelo controle de sua pedra e protegê-la do Inimigo. Ele falhou e Sauron o enlouqueceu com visões terríveis.
Lembrete: Um palantir podia se comunicar com outras pedras videntes.





O Mundo de Tolkien: parte IV

Homens do Oeste

Em certa época, o maior dos reinos dos Homens foi Númenor. Quando este desapareceu sob uma enorme onda de maré, alguns poucos sobreviventes escaparam e encontraram os reinos do oeste: Arnor e Gondor.

Os Guardiões

Descendentes dos reis de Arnor, os Guardiões protegeram muitas terras do mal de Sauron, inclusive o Condado. Eles chamavam a si mesmos de Dúnedain, "Homens do Oeste". Os Guardiões eram guerreiros austeros de olhar severo, e poucas pessoas gostavam ou confiavam neles. Ainda assim, mantiveram-se fiéis aos seus antigos juramentos de lutar contra o Inimigo.

Aragorn

Aragorn era o líder dos Guardiões. Ele viajou por muitos lugares da Terra Média, desde as ruínas geladas do norte até os desertos do sul, para além de Mordor. Ele era chamado de Passolargo no Condado, onde muitos o consideravam um andarilho suspeito. No entento, Passolargo era descendente de uma linhagem de reis que datava desde Númenor.
Lembrete: Aragorn acabaria por se tornar rei de Gondor e receberia a espada de Isildur, forjada novamente.