quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O Mundo de Tolkien: parte XIII

Os Anéis do Poder

Os Elfos foram os primeiros a fazer anéis com poderes mágicos. Um estranho chamado Annatar ajudou-os a fazer anéis para os líderes dos Povos Livres, mas ele era, na verdade, Sauron disfarçado. Em segredo, ele forjou o Um Anel para controlar todos os outros e, assim, dominar a Terra Média.

O Um Anel

Sauron forjou o Anel Governante no fogo da Montanha da Perdição. Ele colocou todo o seu poder no objeto para que os outros anéis se curvassem à sua vontade.

Os Três Anéis dos Elfos

Um anel foi dado a Galadriel. Um segundo anel foi para Elrond. O último anel, o Anel de Fogo, passou para as mãos de Gandalf.

Os Sete Anéis dos Anões

Os Anões não usaram seus anéis com sabedoria. Alguns foram capturados por Sauron, outros foram devorados por dragões.

Os Nove Anéis dos Homens

Nove anéis foram dados aos reis dos Homens. Todos caíram diante do poder de Sauron e tornaram-se Espectros do Anel.





x

O Mundo de Tolkien: parte XII

Sauron

O grande Inimigo da Terra Média, Sauron, era um espírito cruel de tempos antigos que queria dominar todos os seres vivos. Ele teceu planos malignos durante a Segunda e a Terceira Era da Terra Média.

No início, Sauron podia assumir qualquer forma que quisesse ou mesmo adotar uma aparência charmosa e amigável. Ele usou esse poder para enganar os Númenorianos e causar a sua destruição.
Na Segunda Era, Sauron escondeu-se em Dol Guldur, a Colina da Magia Negra. Ele recuperou sua força aos poucos e procurou pelo Um Anel, que lhe daria o poder de dominar todos.
Gandalf descobriu que Sauron estava escondido em Dol Guldur e convenceu os outros magos a tirá-lo de lá. No entanto, eles chegaram tarde; Sauron já havia voltado para sua antiga fortaleza em Mordor, de onde ele comandava um enorme exército de orcs e monstros.

Lembrete: Sauron perdeu um Anel quando seu dedo foi cortado por Isildur nos declives escorregadios da Montanha da Perdição. 

O Mundo de Tolkien: parte XI

Os Soldados de Sauron

Orcs eram os soldados de infantaria de Sauron, mas muitas raças, inclusive Homens, faziam parte de seus grandes exércitos. Junto a esses soldados, muitas outras criaturas más serviam ao desejo maléfico de Sauron.

Orcs

Os Orcs eram cruéis e selvagens. Muitos deles viviam na escuridão sob as Montanhas Sombrias. Como odiavam a luz do sol, eles saíam à noite para atacar os Povos Livres.
Muitos mais orcs viviam em Mordor, à sombra de Barad-dûr. Os orcs de Mordor eram maiores e mais fortes do que os orcs da montanha, e suas armas eram mais benfeitas. Eles, com frequência, usavam orcs das montanhas como soldados de reconhecimento ou rastreamento.


Uruk-hai

Os Uruk-hai eram uma raça maior e mais perversa de Orcs. Eles erma mais altos do que Homens e mais fortes também. Tanto Sauron quanto Saruman tinham Uruk-hai em seus exércitos. Eles se achavam melhores do que os outros orcs e os intimidavam.

Wargs

Espíritos cruéis em forma de lobos, os Wargs eram inteligentes e astutos. Eles viviam nos vales e florestas ao longo do rio Anduin e uniam-se aos orcs para atacar os Povos Livres. Um exército de orcs montados em wargs era uma visão assustadora.

Lembrete: Os Orcs com frequência passavam veneno nas lâminas de suas armas para que elas ficassem mais mortais.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

O Mundo de Tolkien: parte X

O Inimigo

Os Povos Livres viviam sob a sombra do mal. Na terra de Mordor, insurgiu mais uma vez Sauron, o Senhor do Escuro, que queria conquistar a Terra Média e tornar todos os seres vivos seus escravos.
O trono de poder de Sauron era a fortaleza de Barad-dûr, a Torre Negra que ele contruiu com o poder do Um Anel e que não poderia ser destruída enquanto o anel existisse.
Os Orcs eram os soldados de Sauron, controlados pela vontade dele. Porém, seus exércitos também incluíam Wargs, Vampiros, Dragões e Trolls, enquanto Criaturas Tumulares e espectros protegiam os caminhos para Mordor.
Homens também serviam a Sauron, já que as terra do leste estavam, havia muito tempo, sob a influência dele. Alguns o idolatravam, outros serviam a ele por medo. Muitos serviam a ele também por ganância, acreditando tolamente que seriam recompensados pela conquista da Terra Média.
Os principais servos de Sauron eram os Espectros do Anel, ou Nazgûl, sobre os quais ele tinha controle absoluto. Como Sauron tinha posse dos Anéis do Poder, os espectros nunca se opuseram a ele.
Nem todas as criaturas más da Terra Média serviam a Sauron. Algumas, como a aranha gigante Laracna e o Balrog, seguiam seus próprios objetivos sombrios. Ainda assim, era Sauron o grande Inimigo dos Povos Livres.